quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oficinas da feira

Oficina de Tecnologia Social - geodésica
Horário: 10h às 12h

O participante terá contato com técnicas de construção que provocam menor impacto ambiental. A estrutura será montada a partir de uma estrutura geodésica em pequeno porte, que utiliza bambu - material renovável que vem se firmando como alternativa ao uso da madeira - e encaixes confeccionados com canos de PVC. Posteriormente a estrutura poderá abrigar diversos usos relacionados ao evento.

Oficineiros: Rodrigo Lopes Bessa e Urias Guedes Pereira
Rodrigo é estudante do quinto ano de arquitetura na UNESP (Bauru). Integra também o projeto de extensão "Taquara", que trabalha com o manuseio de bambu, além de ter ministrado oficinas como “construindo com bambu” e “olhares da cidade”.
Urias é estudante de Engenharia Civil, integrante da Incop e estuda Tecnologia Social.


Oficina de etnodesenvolvimento e economia solidária: Construção de redes solidárias
Horário:
13h às 15h

O participante irá se aprimorar nos conceitos de etnodesenvolvimento, economia solidária, redes, cadeia produtiva, política pública, Controle Social, Autogestão, Sistema financeiro (Produção, Crédito, Comercialização e Banco Comunitário) e metodologias participativas.

Oficineiros: Isabel Cristina e Paulo Índio
são integrantes do Fórum Paulista de Economia Solidária. Isabel é de Hortolândia, SP, integra o Ponto de Cultura Caminhos e é empreendedora solidária; Paulo Edison de Oliveira Índio, Cientista Social por formação, trabalha na formação de redes solidárias (Rede Ivoz-Produtores/ Artistas / Educadores , Federação das Associações de Comunidades Quilombolas do RS e Coordenação de Articulação Nacional de Comunidades Remanescentes de Quilombos). Participa do Fórum de PdC e Fórum Paulista de Economia Solidária. Atualmente é coordenador executivo do Projeto Cataforte da Rede Unitrabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário