segunda-feira, 14 de junho de 2010

por que empreendimentos solidários?

As feiras são articuladas dentro do movimento de Economia Solidária também para criar espaços para que os empreendimentos solidários tenham visibilidade e comercializem seus produtos. Mas, principalmente, para divulgar e disseminar uma nova forma de se produzir, de comercializar e de se relacionar baseadas no respeito ao ser humano, ao meio ambiente e na autonomia do trabalhador.

Os produtos comercializados na I Feira de Economia Solidária de Bauru são produzidos por grupos de trabalhadores que escolheram o cooperativismo como forma de trabalho e geração de renda. Isso quer dizer que eles procuram uma relação entre semelhantes, com direitos e responsabilidades iguais, sem patrões.

E, da mesma forma que essas relações mais harmoniosas são buscadas dentro do empreendimento, isso deve acontecer em relação ao resto da sociedade. É por isso que os empreendedores solidários devem sempre buscar formas de produção sustentáveis (ambiental, social e economicamente) para que sua atividade não prejudique os demais; praticar o comércio justo e solidário para que todos possam consumir produtos de qualidade e apoiar outros empreendimentos que compartilhem essa mesma visão, para que mais trabalhadores possam compartilhar desta experiência de autonomia sob seu próprio trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário