sábado, 19 de junho de 2010

Mais sobre os empreendimentos da feira

Conheça os empreendimentos solidários que vão comercializar na I Feira de Economia Solidária

Grupo Agroecológico Viverde - é formado por cerca de dez famílias de agricultores do assentamento Horto de Aimorés. Eles produzem alimentos orgânicos e em transição agroecológica além de artesanato feito de bambu. A escolha pela produção agroecológica aconteceu para praticar um modo de produção mais sustentável, diminuir a dependência de insumos agrícolas e oferecer um produto mais saudável ao consumidor. É um grupo incubado pela Incop.
Vai comercializar: verduras e legumes orgânicos; utensílios de cozinha entre outros produtos artesanais feitos de bambu.

Grupo Alimento & Vida - Outro grupo do assentamento Horto de Aimorés e também incubado pela Incop. O Alimento & Vida é composto somente por mulheres e produz pães caseiros de diversos sabores. O grupo procura utilizar ingredientes comprados de pequenos produtores para estimular a economia local.
Vai comercializar: pães (integral, de ervas, nhame com alho, goiabada e mais)

Coletivo Enxame - O organizador do Canja também é um empreendimento solidário da área de produção cultural. Os princípios da economia solidária aparecem na forma de trabalho autogestionária do grupo, na preocupação com sustentabilidade, na tentativa de democratizar a difusão de conteúdo cultural e no trabalho em rede com o Circuito Fora do Eixo. Os Coletivos de cultura têm se aproximado cada vez mais do movimento EcoSol.
Vai comercializar: cds, camisetas, bottons, adesivos, chaveiros, porta copos


LabSol - O Laboratório Solidário de Design é um projeto de extensão da Unesp que produz design para produtos artesanais de diversas comunidades. A proposta central é promover encontros e ações conjuntas entre o design, patrimônio cultural e o ecodesign.
Vai Comercializar: objetos artesanais produzidos pelas comunidades atendidas.

Taquara: O projeto de extensão da Unesp trabalha o uso do bambu como material alternativo de menor impacto ambiental. Atualmente desenvolve um projeto que pelo programa Universidade Solidária (Unisol) que capacita o Grupo Viverde sobre toda a cadeia produtiva do bambu.

Incop: A Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp - Bauru é um projeto de extensão que oferece assessoria para grupos que queiram trabalhar geração de renda segundo os princípios do cooperativismo e da economia solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário